terça-feira, 13 de julho de 2010

CULTURA: processo de humanização?

Cultura: processo de humanização que se realiza no contexto social do homem como crenças, conduta, linguagem e forma de vida de um grupo de pessoas em um determinado período. Engloba costumes, cerimônias, arte, tecnologia e, em sua interpretação estética, os êxitos artísticos e intelectuais de uma sociedade. Encontra-se estreitamente associada às formas culturais promovidas pelas instituições escolares e estatais.
O sujeito da cultura sempre foi o homem. Todos os homens tiveram e têm uma cultura, sendo considerado como indivíduo é também objeto da cultura. O indivíduo é objeto, porque desde o começo de sua vida é mais fruto da cultura do que seu criador. Em um sentido mais amplo, o sujeito da cultura é o povo, ou seja, os indivíduos enquanto membros duma sociedade.
A cultura é um fenômeno complexo que possui várias características. Do ponto de vista da origem, ela é humana, social e laboriosa. Humana enquanto não é produto de Deus e nem da natureza. A cultura é social, porque o homem recebe e transmite. É laboriosa porque ela não surge mecanicamente, automaticamente, mas adquirida, o método científico deve ser renovado e reinterpretado a cada geração.
Por tudo isso, a cultura como processo de humanização que emana da vida do homem, no aspecto que “nós”, no sentido ontológico, somos sujeitos e não objetos, nos não podemos participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não formos auxiliados a tomar consciência da realidade e de nossa capacidade de construir uma cultura, uma história.

Nenhum comentário: